| 7 de abril de 2011 - 07:26

Em protesto contra tarifa, consumidores vão entregar eletrodomésticos à Enersul

Na Capital, consumidores prometem entregar eletrodomésticos usados à Enersul, em protesto contra o reajuste da tarifa de energia elétrica.

A manifestação está marcada para sábado (9), a partir do meio-dia, na avenida Gury Marques, em Campo Grande, em frente à sede da Enersul.

O publicitário Paulo Guilherme de Santana Reis Buschara Martins, 28 anos, explica que os consumidores estão sendo chamados a entregar no local aparelhos que consomem energia elétrica e que não estão sendo mais utilizados.

“A ideia é dizer: vocês não deixam eu usar porque aumentaram a tarifa então estou entregando”, diz Paulo Guilherme. “Tem gente que disse que vai levar dois, três, ar-condicionado”.

Paulo Guilherme declara que estes aparelhos serão entregues como “troféus” à Enersul. “É um protesto totalmente irônico e bem humorado. Para não ser vinculado a violência”, disse. “É um forma simbólica de dizer que não podemos usar e por isso estamos entregando aí”.

De acordo com o publicitário, também serão levadas faixas para o local do protesto.

Reajuste

A partir de maio, as contas de energia já irão chegar com reajuste médio de 17,49%. O reajuste foi definido na manhã de ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ficou bem perto do que havia sido pedido Enersul, de 17,56%.