De Brasília | 6 de abril de 2011 - 06:02

PF faz operação contra suspeitos de desviar dinheiro do Pronasci

Duas Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de Curitiba (PR) foram alvos nesta terça-feira de uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e CGU (Controladoria Geral da União).

Elas são suspeitas de participar de um esquema que teria desviado R$ 11 milhões de recursos públicos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça.

A operação cumpre 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Ela tem a participação de 150 policiais federais, 30 analistas da CGU e 20 servidores da Receita Federal.

Entre os presos estão os dirigentes das duas Oscips investigadas --Adesobras e Ibidec.

Além de Curitiba e de outros municípios paranaenses, a operação se estendeu aos Estados de Santa Catarina, Acre, Mato Grosso e Distrito Federal.

O esquema envolvia, além das Oscips, empresas de fachada que prestavam supostos serviços às duas organizações, segundo a CGU.

A CGU constatou indícios de simulação de despesas com serviços de consultoria e assessoria a fim de justificar desvio de recursos públicos.

A controladoria também descobriu indícios de falsificação de documentos pelas Oscips, inclusive para apresentação à fiscalização da CGU.

Em alguns casos, houve superfaturamento de serviços prestados para propiciar desvio de recursos públicos.