R7 | 5 de abril de 2011 - 14:22

Número de ataques na internet cresceu 93% em 2010

O número de ataques via internet registrado no ano passado cresceu 93% em relação ao ano anterior, com a ajuda da proliferação de endereços de internet encurtados, informou a empresa Symantec nesta terça-feira (5) em sua revisão anual de ameaças.

Segundo a companhia, os ciberataques dirigidos representarão ameaça crescente para as empresas de todo o mundo neste ano, depois que o Stuxnet atingiu o programa nuclear iraniano em 2010, afirmou a produtora de software de segurança, como explica  Sian John, estrategista de segurança da Symantec.

- O ano passado foi o ano dos ataques dirigidos de grande destaque. Veremos muito mais deles agora.

Os chamados ataques dirigidos encontram sucesso porque a maioria dos consumidores evita clicar em links suspeitos encontrados em mensagens de spam, mas abrem arquivos que parecem chegar de remetentes legítimos.

- É mais complicado realizá-los mas os retornos são mais altos.

A empresa explicou o porquê dos ataques bem sucedidos.

- No ano passado, criminosos postaram milhares desses links encurtados em sites de redes sociais, para iludir vítimas a sofrerem ataques de phishing e malware [programa mal-intencionado], elevando de modo dramático a proporção de infecções bem-sucedidas.

Phishing é uma palavra em inglês para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas. O objetivo do criminoso que aplica o golpe é que a vítima pense que um site falso é verdadeiro e informe seus dados pessoais como nome, endereço, senhas e números de documentos.

Os sites de redes sociais são plataformas cada vez mais importantes para os ataques, devido ao seu ganho rápido de popularidade entre os usuários.

A produtora de software afirmou que os ataques contra as principais plataformas móveis também deveriam continuar subindo, depois de um aumento de 42% em sua vulnerabilidade no ano passado.

- As grandes plataformas móveis estão por fim se tornando onipresentes a ponto de merecer a atenção dos criminosos. Os atacantes na verdade estão seguindo os consumidores quanto a isso.