14 de julho de 2004 - 13:00

Ramez é o único de MS entre os “100 Cabeças do Congresso”

O senador Ramez Tebet (PMDB/MS) é o único dos 11 parlamentares que Mato Grosso do Sul tem no Congresso Nacional incluído na lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional” que deve ser publicada até o fim deste mês pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). A publicação, editada desde 1994 e atualizada anualmente, identifica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, ou seja, os deputados e senadores que comandam o processo decisório no dia-a-dia do Poder Legislativo.

Além da lista dos cem "Cabeças", o DIAP relaciona os parlamentares que estão em ascensão, sendo que esses parlamentares, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. Nesse caso aparecem o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e o deputado federal João Grandão (PT/MS).

Desde o lançamento da série, em 1994, sempre que há renovação na legislatura ou quando os membros e dirigentes das comissões, as lideranças partidárias e as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado são escolhidas, o DIAP atualiza esta publicação. Por meio dela, o DIAP identifica e classifica os operadores – chave do processo legislativo em cinco categorias: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.

A classificação adotada tem por finalidade evidenciar as habilidades dos parlamentares que influenciam, decidem e sustentam as decisões do Poder Legislativo. As classificações adotadas – é bom que se registre – não são excludentes. Assim, um parlamentar pode perfeitamente possuir atributos para estar em todas as categorias, de articulador a formador de opinião.

 

Mídia Max