Folha | 4 de abril de 2011 - 10:09

Presos cavam túnel até pátio de creche e fogem em Astorga (PR)

Doze presos cavaram um túnel até o pátio de uma creche vizinha e fugiram da cadeia pública de Astorga (PR), na região de Maringá, neste sábado (2). O buraco, de 40 cm de diâmetro e cerca de 2,5 m de comprimento, foi encontrado pelos policiais civis na tarde de ontem.

A cadeia fica junto à Delegacia Regional de Astorga, num prédio próximo ao centro da cidade, e é separada da creche municipal apenas por um muro. Da creche, eles saíram pulando uma cerca.

De acordo com o delegado Acácio de Azevedo, a cela foi checada na sexta-feira (1º), mas o buraco não foi visto pelo plantonista. No dia seguinte, o funcionário viu o túnel enquanto os presos tomavam banho de sol. Ele fez a chamada dos presos e notou que faltavam 12.

A cadeia de Astorga tem cerca de 60 presos no total. O setor de onde os fugitivos escaparam tem capacidade para 16 pessoas, mas abrigava, até a fuga, cerca de 50, segundo o delegado.

Azevedo explica que o que facilitou a ação dos presos foi o fato de o prédio da cadeia ser antigo --construído na década de 1950--, e não cumprir todos os requisitos de segurança disponíveis atualmente, como a impermeabilização do chão sob a cela.

Nenhum fugitivo foi capturado até a tarde deste domingo. Dois deles estão presos sob acusação de homicídio e os demais sob acusação de roubo ou tráfico de drogas.