Diário MS | 2 de abril de 2011 - 05:17

Bela Vista é exemplo na agricultura familiar em MS

O investimento da Prefeitura de Bela Vista na agricultura familiar está produzindo efeitos que surpreendem até mesmo o prefeito Chico Maia (PT). Ontem o prefeito percorreu lavouras e ficou encantado com a qualidade da produção de arroz e milho. “A agricultura familiar é nosso diferencial”, diz satisfeito com os resultados o prefeito.
Há um programa de apoio aos agricultores, segundo Maia. “Só no ano passado gradeamos 500 hectares de terra para os pequenos agricultores”, conta. Para o trabalho no campo, a prefeitura conta com cinco patrulhas mecanizadas. Ao mesmo tempo, a prefeitura forneceu as sementes de milho, arroz e feijão por uma parceria com o governo federal.
Bela Vista tem hoje em torno de 800 pequenos produtores, em torno de 400 deles somente nos sete assentamentos rurais.
Segundo o prefeito, a colheita da agricultura familiar em Bela Vista vai girar em torno de 10 mil sacas este ano. 30% dessa produção é comprada pela prefeitura para a merenda escolar, como preconiza o governo federal. O restante da produção é vendida no comércio local.
Com isso, segundo Chico Maia, tudo fica na própria cidade, ajudando a fomentar a economia. “Sou apaixonado pela agricultura familiar; o comércio de Bela Vista melhorou bastante depois que começamos a investir na agricultura familiar”, diz.
Por outro lado, o prefeito diz que a qualidade de vida e auto-estima dos pequenos produtores melhorou muito também. “Tem produtor que está de carro zerinho na garagem”, comemora Maia.
Por outro lado, a prefeitura tem a meta, segundo o prefeito, de construir 200 açudes no âmbito da agricultura familiar, sobretudo nos locais onde há dificuldade de água. No assentamento Tupanciretã, por exemplo, já foram construídos 70. “É muito, é; mas é necessário para fomentar o desenvolvimento no campo”, afirma Chico Maia.