Assessoria | 29 de mar�o de 2011 - 15:34

Fiems considera Livro Branco de Defesa exercício de democracia

Com a presença de mais de 200 pessoas, entre civis e militares, o Ministério da Defesa, em parceria com a Fiems, iniciou o Seminário Livro Branco de Defesa Nacional na manhã desta terça-feira (29/03), no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na abertura do evento, o presidente interino da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, destacou a importância da elaboração do documento.

 
 

“Entendemos que a preparação de um Livro Branco da Defesa é um exercício de democracia, onde o processo requer extensa cooperação entre civis e militares, consulta entre os líderes políticos e ministérios, evidenciando uma ampla conscientização a respeito das funções e do valor das Forças Armadas”, declarou Alonso do Nasciimento.

 
 

Ele ressaltou o orgulho da Fiems em abrigar o evento que tem extrema importância para a segurança nacional. “O Livro Branco de Defesa vai reunir dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as nossas Forças Armadas e por esta razão mereceu todo o nosso empenho em oferecer a infra-estrutura necessária para que seja realizado da melhor forma”, lembrou.

 
 

Gratidão

 
 

O comandante militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira, evidenciou a gratidão de entidades e entes públicos envolvidos na realização do evento, sobretudo a atenção dispensada pela Fiems. “Queremos agradecer em especial a Federação das Indústrias que proporcionou condições para a realização do evento”, destacou.

 
 

Na avaliação do comandante, o tema ainda é pouco conhecido da maioria da sociedade brasileira, daí a importância de provocar o debate. “Entendemos que defesa nacional não é exclusiva de homem fardado é algo que extrapola os muros do quartel e envolve a sociedade brasileira”, pontuou, reforçando que o Livro Branco de Defesa Nacional, elaborado pelo Ministério da Defesa, conterá dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas.

 
 

Também participaram da abertura do evento o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, representando o governador André Puccinelli, o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque, o chefe da assessoria de planejamento institucional do Ministério da Defesa, Júlio de Amo Júnior, e o desembargador Carlos Eduardo Contar, representando o Tribunal de Justiça do Estado.

 
 

Programação

 
 

O Seminário Livro Branco de Defesa Nacional tem como tema “A Sinergia entre Defesa e Sociedade – O lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais”. A primeira palestra do dia teve como tema "O papel das Forças Armadas na construção do Estado Brasileiro", ministrada professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Celso Castro.

 
 

Na sequência, o tema abordado foi "Política Externa Brasileira e os interesses nacionais: o papel da sociedade na definição dos objetivos", apresentado por Raul Jungmann, ex-ministro e ex-deputado federal. Ainda no período da manhã, o professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, João Roberto Martins Filho, apresentou o tema "O poder militar como elemento crítico para a projeção externa brasileira: mito ou realidade?".

 
 

Logo depois o brigadeiro do ar Luiz Eduardo Rocha Paiva vai apresentar o tema "O Brasil como potência de paz: A pressão civil para a ampliação das FFAA no plano doméstico". Já no período da tarde, a partir das 14h30, o general de Exército Alberto Cardoso apresenta o tema "Forças Armadas, Nação e Segurança na América do Sul". Na sequência o tema será "O papel do poder legislativos nas questões de defesa", pelo professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Octavio Amorim Neto.

 
 

Finalizando o seminário o palestrante Antonio Jorge Ramalho da Rocha, professor doutor da Universidade Federal de Brasília, apresenta o tema "A produção bibliográfica sobre defesa no Brasil: Uma análise da interação da Academia com os setores de Defesa". Todos os participantes credenciados receberão certificados, sendo que as palestras serão moderadas por Delano Teixeira Menezes.