14 de dezembro de 2004 - 17:53

Juros nos Estados Unidos sobem para 2,25% ao ano

O Federal Reserve (banco central norte-americano) elevou hoje em 0,25 ponto percentual os juros dos Estados Unidos pela quinta vez seguida, em sua última reunião do ano.

A decisão, unânime e já esperada por economistas, levou o juro norte-americano para 2,25% ao ano.

O Fed começou a subir a taxa em junho a partir do nível mais baixo desde 1958, de 1%, e está posicionado para continuar o processo enquanto a economia continuar sua firme recuperação.

Alguns poucos analistas chegaram a comentar que o Fed poderia alertar sobre um risco maior de pressões de preço, mas o banco central dos Estados Unidos afirmou que os riscos para a economia do país continuam equilibrados entre inflação e fraqueza.

"A produção parece estar crescendo em um ritmo moderado, apesar do recente aumento nos preços de energia, e as condições do mercado de trabalho continuam a melhorar gradativamente", indicou o Fed em comunicado.

O Fed também elevou a taxa de redesconto em 0,25 ponto percentual, para 3,25%. Os dados econômicos desde a última reunião do Fed, em novembro, foram mistos, mas economistas disseram que no geral a expansão norte-americana continua.

Em relação ao comunicado pós-reunião, os analistas não prevêem mudanças no discurso do Fed, mas disseram que ele terá que citar a desaceleração da criação de empregos e os menores preços do petróleo.

Os preços dos títulos do Tesouro norte-americano se recuperaram depois que o Fed elevou os juros. As bolsas de valores dos EUA também mantinham-se em alta após a decisão do banco.

Os investidores se mostravam aliviados porque o banco central norte-americano manteve o tom do comunicado emitido após a decisão, afastando temores de que os juros pudessem subir em ritmo superior ao esperado nos próximos meses.

 

 

Invertia