| 24 de mar�o de 2011 - 18:10

Leia a artigo “Consciência Cidadã: uma lição após a Uragano”, por Elizio Brites

“Consciência Cidadã: uma lição após a Uragano”

 

Por Elizio Brites

Com a renúncia/cassação política de todos dos vereadores presos na Uragano precisamos tirar uma lição.  Isso tudo desgastou demais, além de expor nossa cidade e nosso estado negativamente nas mídias do mundo inteiro.

A operação Uragano envolveu “políticos e autoridades” de todos os poderes institucionais, mas até agora somente os ex-vereadores cassados foram execrados publicamente. A cassação política era inevitável diante das provas autorizadas pela justiça e do clamor popular e pressão de “movimentos sociais”.

Todo gesto de indignação com os desmandos com o patrimônio público é sempre sinal de maturidade, isso se chama exercício de cidadania que deveria ser exercido por todos independentes de idade, cor, credo ou religião.

A consciência cidadã é que permitirá que tenhamos uma cidade, um estado e um país mais justo e humano para vivermos e vermos nossos filhos e netos crescerem e usufruírem das riquezas da nação que deve ser distribuídas entre seus cidadãos.

Ledo engano de quem pensa que apenas votando cumpriu com seu dever de cidadão, votar é apenas um direito de escolher livremente quemirá nos representar nas decisões políticas nos executivos e nos legislativos.

Daí a importância de sabermos escolher em quem votar nos quatro ou oito anos para nos representaremcomo prefeitos, governadores e presidente da república e para fiscalizarem estes, nos vereadores, deputados e senadores.

É muito importante que não deixemos de cobrar das autoridades institucionais a completa apuração de todos os envolvidos na operação Uragano, antes que sejam engavetados e esquecidos propositalmente como foram os escândalos do caso CAM e do caso COBRACON, que mesmo com todas as robustas provas as “autoridades” insistem em protelar para proteger quem num passado recente se apropriou criminosamente de milhões de dinheiro público.

Elizio Brites

Empresário e Bel. Em Direito.