Sebrae / MS | 24 de mar�o de 2011 - 13:24

Rodada de Negócios da Expofood deve gerar R$ 5 mi

O Sebrae estima que a Rodada de Negócios da 23ª Super Rio Expofood irá movimentar R$ 5 milhões, com a participação de mais de 80 empresas. A feira de alimentos, bebidas e equipamentos e a Rodada seguem até esta quinta-feira (24) no Centro de Convenções Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Rodada de Negócios é uma iniciativa do projeto Comércio Brasil, desenvolvido pelo Sebrae. Otimista, o empresário Marcelo Trotte, proprietário da Enosfera, é um dos participantes desse encontro. Ele conta que há um ano vivia um momento bem diferente quando começou a atuar como representante comercial exclusivo da vinícola Suzin, de São Joaquim (SC). “Sabia que os vinhos eram ótimos, mas trabalhei como um louco durante um semestre sem qualquer resultado”, lembra.

Ao procurar orientação do Sebrae no Rio de Janeiro ele conheceu o projeto Comércio Brasil. Ao ser questionado sobre o método de trabalho, começou a encontrar as respostas que procurava. Foco, planejamento, classificação de cliente, organização de agenda foram alguns dos aspectos que ele não considerava. Ao adotar os princípios desta solução, o empresário deslanchou e abriu o mercado carioca para os produtos da vinícola, antes só comercializados localmente. Hoje, A Enosfera vende mais de 100 caixas por mês para 50 clientes, entre hotéis e restaurantes cariocas. “Emprego quatro pessoas, investi numa câmara frigorífica de 400 m² com capacidade para 5 mil caixas e já fechei contratos com vinícolas da Itália e Argentina”, comemora.

Agentes de mercado

O Comércio Brasil funciona em todos os estados, com exceção de Minas Gerais e São Paulo, onde ainda não foi implantado. A proposta é que os agentes de mercado, consultores treinados pela instituição, identifiquem oportunidades de negócio e abram canais de comercialização. Além disso, fazem um diagnóstico rigoroso das empresas, considerando aspectos que vão da escala de produção e logística à logomarca e embalagem. Quando não atingem os requisitos, elas passam por um processo de capacitação. Criado há cinco anos, o projeto registrou em 2010 um balanço de R$ 50 milhões em negócios realizados.

“Ao participar deste projeto é como se a empresa ganhasse uma equipe de vendas em 25 Estados”, resume o coordenador nacional do Comércio Brasil, Eraldo Ricardo dos Santos.