O Estado | 24 de mar�o de 2011 - 06:58

Vacina contra gripe será aplicada em grávidas e crianças

Começa no dia 25 de abril e vai até o dia 13 de maio a campanha de vacinação contra a gripe, e irá proteger contra três tipos do vírus, inclusive o A (H1N1).

Além dos idosos e indígenas, que sempre foram alvo da imunização, o Ministério da Saúde decidiu incluir permanentemente os trabalhadores de saúde, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade.

A estimativa do governo é de que sejam imunizadas de 24 a 30 milhões de pessoas. Cada uma deve tomar uma dose, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira).

De acordo com o secretário em Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é “impossível pegar gripe pela vacina, ela é segura para todos.

Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia à ovo não pode tomar a vacina”, garante.

Conforme o Governo Federal, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.