Terra | 23 de mar�o de 2011 - 17:26

MinC anuncia repasse de R$ 700 mil para pagar músicos da FMB

Depois de uma reunião com o diretor-executivo da Feira Música Brasil, Carlos "KK" Mamoni, o Ministério da Cultura (MinC) autorizou o repasse de recursos para cobrir a dívida com artistas e produtores participantes do evento. Em carta aberta à ministra Ana de Hollanda, os músicos criticaram a desorganização da FMB, realizada em dezembro de 2010 na cidade de Belo Horizonte (MG), e cobraram os cachês.

A assessoria do MinC relatou na tarde desta quarta-feira, 23, o resultado da reunião: "O Ministério da Cultura autorizou o pagamento de R$ 700 mil à organização da Feira Música Brasil 2010 (edição de Belo Horizonte). Este se refere ao convênio acertado diretamente com o MinC para a realização do evento. O repasse da verba ainda não havia sido feito por dois motivos: a demora da liberação do orçamento, que saiu apenas em 14 de março de 2011; e a necessidade de checar o processo do convênio. Como este se mostrou estar dentro da legalidade, o ministério deu a autorização para o acerto de contas."

Na semana passada, o governo havia afirmado que o evento não tinha "registro formal no ministério, ou seja, trata-se de evento que juridicamente não materializou sua existência no MinC". Apesar do anúncio, os artistas seguem sem a certeza do dia do pagamento. "A gente tem um contrato com o Instituto Cultural Sérgio Magnani e ele até agora não se justificou perante os contratados. Isso foi cobrados várias vezes por mim, em mais de quatro telefonemas e e-mails", critica o produtor Lailton Araújo, da banda Pífanos de Caruaru.

Num e-mail dirigido aos produtores, o diretor da FMB, KK Mamoni, relatou as negociações com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz:

"Minha tarefa agora, é garantir que o nosso pagamento, entre nesta lista de prioridades. O Sec.Exec. Vitor Ortiz, foi extremamente atencioso e convocou toda a equipe responsável pelos pagamentos para uma reunião em caráter de urgência para a próxima terça dia 22/03, para tentar viabilizar uma forma mais rápida de recebermos o que nos é devido pelo MinC."

"No momento, é só o que tenho a dizer! Eles estão cientes dos nossos problemas e das manifestações de insatisfação de todos com o processo. Tive a sensação, que eles estão realmente tentando buscar soluções e agilizar os processos. Mas o que está pegando mesmo é a falta de grana do MinC."

Marcado por vaias e críticas aos organizadores, a FMB 2010 deixou 90 artistas sem remuneração. O ressarcimento estava previsto para janeiro. As cantoras Tulipa Ruiz e Ná Ozzetti também assinaram a carta de protesto. Entre os participantes da feira, os músicos Elza Soares, Bebel Gilberto e Otto.