Fátima News, com as informações da Assessoria | 23 de mar�o de 2011 - 14:38

Bancada vai ao MEC pedir R$ 70 milhões para investimentos na UFMS

O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Delcídio do Amaral (PT/MS), se reúne semana que vem com o secretário executivo do Ministério da Educação, Jose Henrique Paim Fernandes, a quem vai apresentar pedido de investimentos no valor total de R$ 70 milhões para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e melhoria da infraestrutura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A proposta foi detalhada na noite desta terça-feira, 22 de março, durante reunião da bancada com a reitora Célia Maria Oliveira e pró-reitores da instituição, realizada na Biblioteca do Senado, em Brasília.  São 13 projetos que incluem a implantação do curso de Medicina Veterinária em Paranaíba, a construção do prédio da Faculdade de Direito, de um Centro de Documentação e da Casa do Estudante em Campo Grande, de uma Farmácia Escola também na capital, de alojamentos funcionais e complexos esportivos em cada um dos campus da instituição, da instalação de um Centro de Formação de Professores e um Centro de Convivência onde funcionou, durante muitos anos, o Auto Cine.

“Os projetos vão atender não só alunos e professores mas, principalmente, a população da capital e do interior. A UFMS faz um trabalho importantíssimo de educação e formação profissional, que precisa ser ampliado e aprimorado em função do processo de diversificação pelo qual vem passando a economia do estado. A equipe da reitora Célia fez um trabalho excelente. As necessidades foram não só elencadas mas planejadas em uma proposta exeqüível,  que vamos primeiramente discutir com o secretário Paim  e depois levar ao ministro Fernando Hadad (Educação). A presença maciça da bancada na reunião – participaram os 3 senadores e 6 dos 8 deputados federais – é uma demonstração clara que vamos trabalhar em conjunto para que o MEC atenda o pedido”, disse Delcídio.

A bancada aproveitou o encontro para reivindicar a direção da UFMS a implantação de um curso de Medicina no campus de Coxim. O objetivo é atender os estudantes dos municípios da Região Norte do Estado. Os prefeitos de Rio Verde, William de Brito, e Coxim, Dinalva Mourão, também presentes à reunião, reforçaram o pedido.

A reitora Célia Oliveira fez um balanço positivo da reunião com a bancada.

“Saio daqui muito feliz e com a certeza de que nosso objetivo foi cumprido. Os deputados e senadores se interessaram bastante pelas nossas causas e, com certeza, vão lutar, juntamente com a comunidade universitária, por mais recursos para a UFMS. A Universidade está há muito tempo sem novos  investimentos  e os recursos do Orçamento não são suficientes para atender essas demandas das 11 cidades onde oferecemos centenas de cursos.  A bancada se comprometeu também em auxiliar na contratação de novos docentes para a instituição e essa ampliação do quadro é fundamental para que possamos atender não só os cursos atuais, mas todo o nosso projeto de expansão”, afirmou a reitora.