Terra | 22 de mar�o de 2011 - 16:02

Argentina normaliza aeroportos e investiga falha técnica

Os serviços aeroportuários em Buenos Aires e sua periferia normalizaram-se nesta terça-feira, segundo um informe oficial, mas a Justiça investiga uma falha técnica que interrompeu todos os voos e que os sindicatos do setor atribuem a um ato intencional.
Os voos e aterrissagens voltaram à normalidade, informou a Administração Nacional da Aviação Civil argentina, depois do colapso de segunda-feira por conta de um problema no sistema de comunicação, que deixou milhares de passageiros presos no país.

O problema afetou os aeroportos de Ezeiza (periferia sul da cidade, internacional) e o Aeroparque Metropolitano (cidade de Buenos Aires, doméstico e internacional), que ficaram sem operar.

"O juiz federal de Lomas de Zamora (periferia sul) Alberto Santamarina abriu uma ação judicial para investigar o caso", disse à imprensa uma fonte do Palácio de Tribunais.

A falha foi registrada no sistema chamado "Voice Swiching", mecanismo que estabelece a comunicação entre as aeronaves e as torres de controle.

Em reação, os seis sindicados que reúnem os funcionários da aeronáutica divulgaram um comunicado no qual denunciam a existência de "um plano concebido para gerar imagem negativa do setor aeronáutico na opinião pública, como método para favorecer um clima privatista".

"Há suspeitas em relação a um punhado de sub-oficiais da Força Aérea que atuam como controladores de voo. A segurança precarizou-se e se colocou em risco a operação aérea", disse à imprensa Ricardo Frescia, secretário-geral da Associação Argentina de Aeronavegantes.