Notícias MS | 21 de mar�o de 2011 - 08:14

Comparativo do DOF aponta variação de 265% na apreensão de maconha

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) divulgou hoje (18) o balanço das  atividades realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. De acordo com as estatísticas, o departamento apreendeu nos dois primeiros meses deste ano, um total de 2.083,10 quilos de maconha, o que representa aumento de 265% em relação ao mesmo período do ano passado que contabilizou 570,525 quilos.

Ainda de acordo com as apreensões de drogas, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o DOF apreendeu 42 quilos de cocaína contra 21 quilos no mesmo período do ano passado, tendo uma variação de 93%. No mesmo comparativo, em relação à pasta base, foi apreendido um total de 21,8 quilos até fevereiro deste ano, representando um aumento de 235% em relação ao ano passado com 6,5 quilos. No mês de fevereiro deste ano, 18 pessoas foram presas por tráfico de drogas (flagrante delito) contra 13 no mês anterior.

O balanço também revela um número grande de apreensões de CDs piratas no mês de fevereiro deste ano: 1.112 unidades. No mesmo mês, os policiais do DOF também apreenderam 3,4 mil unidades de DVDs piratas. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011, o serviço operacional do Departamento de Operações de Fronteira recolheu 300 munições de calibre 22; sete munições de calibre 9 mm e 200 munições de calibre 38.

A pesquisa mostra que o valor estimado de apreensões de equipamentos eletro-eletrônicos em janeiro e fevereiro de 2011 é de US$ 80.470 mil e de material de informática apreendido é de US$ 7.340 mil. Foram apreendidos também 8.835 pacotes de cigarros, 297 pneus, 130 volumes (cerca de 200 unidades por volume) de brinquedos e 540 litros de combustível contrabandeado.

24 horas

Para o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, o grande volume de apreensões nos dois primeiros meses deste ano e em especial, o de maconha revela o trabalho 24 horas dos policiais. “A variação na apreensão de maconha é altamente positiva que demonstra o comprometimento dos policiais que fazem um trabalho itinerante, de manhã, à tarde ou de madrugada sempre em pontos estratégicos. Esta dedicação não só do serviço de inteligência, mas também do operacional traz estes resultados”, ressalta.

Conforme o coronel Joel Martins, os policiais do DOF estão em locais onde menos se espera em horários diversos para observar alguns pontos que podem ser importantes para combater o contrabando. Pequenas informações repassadas às equipes do DOF são úteis para otimizar o trabalho dos policiais. Por meio do serviço 24 horas gratuito: 0800-647 6300 também é possível fazer denúncias sem se identificar.

Coronel Joel destaca que o trabalho do DOF abrange 51 municípios. O trabalhoé maisintenso na linha de fronteira que começa em Mundo Novo e vai até Corumbá, num total de 12 cidades. Este trabalho de quase 24 anos vem ganhando o reconhecimento ao Departamento que geralmente é convidado para auxiliar nos trabalhos da segurança pública como a polícia civil, rodoviária estadual, rodoviária federal, polícia federal e até nas forças armadas.

“O que vale destacar é que o DOF atua na apreensão desde um contrabando de escova de dente até a cocaína e está sempre de portas abertas para outras polícias. O trabalho em conjunto com outras corporações não é só pela credibilidade, mas todo o conhecimento que o DOF já tem porque o policial já conhece corredores, trilheiros e acessos”, comentou.

Reforço

O DOF deverá receber no início do mês de abril o reforço de 24 policiais militares. Com o término dos cursos de formação da PM, a guarnição vai incrementar o efetivo com profissionais antigos e experientes fazendo um trabalho de deslocamento das unidades. Estas vagas serão preenchidas pelos novos policiais militares.