Uol Esporte | 16 de mar�o de 2011 - 16:50

Faculdade de MG cobra R$ 380 e oferece curso de cambistas

Apesar de ser uma atividade condenável, o ato dos cambistas virou objeto até de aulas no “ensino superior”. A Faculdade Internacional dos Cursos Livres, situada em Ituiutaba, em Minas Gerais, oferece o “curso de cambista”. Para se formar, o interessado terá de superar cinco módulos e aprender alguns pontos curiosos, como “comprar ingressos a um preço x e depois vender a um preço x + y (sic)”.

 
ATO DE CAMBISTAS É ILEGAL
 

Segundo o novo Estatuto do Torcedor, o artigo 41-F prevê pena de um a dois anos de reclusão a quem vender ingressos de eventos esportivos por preço superior ao estampado no bilhete.

 

Já o artigo 41-G prevê pena de até quatro anos a quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a instituição, o UOL Esporte se passou por um cliente interessado no “curso de cambista” e telefonou para a Faculdade Internacional dos Cursos Livres. Do outro lado da linha, uma atendente, chamada Ana Claudia, deu detalhes e, questionada diversas vezes, negou que o curso incentive práticas ilegais ou de má-fé.

 

“O cambista é aquele que, em uma linguagem popular, é um bilheteiro. Ele é capacitado para trabalhar em bilheterias em geral. Por isso não existe nada ilegal no nosso curso”, explicou a funcionária da instituição de ensino.

 

Mesmo com a explicação, alguns pontos expostos na própria página da faculdade denunciam o contrário. Alguns tópicos explicam que “Como qualquer empresário o Cambista é um Oportunista (sic)”, “Cambista é uma Profissão que é Criada pela Mão-invisível (sic)”, “É estranho imaginar que a bilheteria Não ocupe o papel do cambista (sic)”, entre outros.

 

Embora esteja, teoricamente, em Minas Gerais, a instituição oferece cursos à distância. Dessa forma, para ter a oportunidade de se aprofundar nesta atividade, o interessado pagará R$ 380 e receberá pelo correio, segundo a atendente da faculdade, vídeos, apostilas e uma prova para ser respondida. Como brinde, o aspirante a cambista também terá uma carteirinha de estudante.

 

O certificado de conclusão do curso, segundo a instituição, será entregue apenas se o estudante acertar 15 das 25 perguntas do teste, independentemente do tempo que o interessado levar para responder.

 

“O único tempo estipulado é a carga de 280 horas. A média de distribuição vai do ritmo de cada um”, completou a atendente da Faculdade Internacional dos Cursos Livres, que não tem qualquer vínculo com o MEC, o Capes ou CNE, fato que não dá qualquer tipo de validade aos certificados e diplomas emitidos pela instituição.

CONHEÇA A GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CAMBISTA

 

MÓDULO I - Objetivo 01 - Troca de Moedas 02 - Bilheteiro 03 - Lucro 04 - O Abordar o cliente 05 - Trocavam moedas de vários valores MÓDULO II - Atuação 06 - Porta de Estádios 07 - Porta de Baladas 08 - Porta de Bares 09 - Nas Ruas 10 - Lojas MÓDULO III - Introdução 11 - Tais Cambistas proporcionavam assim maior estabilidade às trocas comerciais 12 - Livraram os comerciantes do Transportes de altos valores 13 - Época em que as rotas de comércio ainda não ofereciam segurança 14 - Com o Tempo os cambistas começaram a ser chamados de banqueiros 15 - Faziam Empréstimos aos comerciantes mediante a cobrança de juros MÓDULO IV - A Invenção do Cambista 16 - Os Economistas e estudantes de Economia Aprendem a Entender 17 - Como qualquer empresário o Cambista é um Oportunista 18 - No Sentido menos pejorativo da Termo 19 - Seu Objetivo é comprar ingressos a um preço x e depois vender a um preço x + y 20 - Como Todo negociante ele tenta maximizar esse y MÓDULO V - Conclusão 21 - Cambista é uma Profissão que é Criada pela Mão-invisível 22 - É estranho imaginar que a bilheteria Não ocupe o papel do cambista 23 - Acredito que foi por isso que a mão invisível criou o Cambista 24 - Imagine a irritação das pessoas na fila ao verem a bilheteria reajustando os preços na hora 25 - O mercado funciona na base dos erros e Acertos