Correio do Estado | 16 de mar�o de 2011 - 09:56

Fábrica de embalagens pode vir para MS

Mato Grosso do Sul é avaliado como potencial sede de uma nova indústria de fabricação de embalagem longa-vida para produtos alimentícios. O diretor-geral da IPI Asseptic Packaging Systems, Pierluigi Locchi, foi recebido em audiência hoje (15) pelo governador André Puccinelli para informar o projeto de expansão da empresa italiana, com investimentos no Brasil. No encontro, ele ouviu do governador o interesse do Estado em apoiar empreendedores e conheceu um pouco das vantagens competitivas que a atual administração tem oferecido para atrair novos negócios.

Conforme Locchi, a IPI é uma das três fabricantes mundiais de embalagem longa vida e utiliza alta tecnologia. Para o novo investimento no Brasil, a estimativa inicial é de cerca de € 10 milhões (aproximadamente R$ 23 milhões), para fabricar em torno de 200 milhões de pacotes/anos. O empresário explica que, em etapa seguinte, a idéia é trazer também a tecnologia de montagem das próprias máquinas utilizadas na fabricação, o que aumentaria significativamente o investimento. Segundo estudo da empresa, o consumo nacional desse tipo de embalagem é de cerca de 10 bilhões de pacotes, desde as pequenas embalagens de 125 ml até as de 1 litro.

Depois da reunião com Puccinelli, o empresário disse que teve uma impressão muito positiva de Mato Grosso do Sul, e que o Estado é interessante do ponto de vista de logística. Ele concordou com a observação do governador de que a localização central coloca o território sul-mato-grossense em condições de ter muitas opções para comércio do produto. Além do programa estadual de incentivos fiscais, o governador citou que as prefeituras também são parceiras, e estão dispostas a oferecer vantagens para atrair indústrias. Outro fator positivo destacado, é a possibilidade de articulação com instituições como o Sebrae e a Federação das Indústrias para capacitar mão de obra.

A empresa italiana IPI SRL – Aceptic Packaging Systems tem sede em Perúgia. Especializada em sistemas de embalagens longa vida para produtos alimentares líquidos é a terceira empresa mundial do segmento.