14 de julho de 2004 - 10:01

Argentina escapa de enfrentar Brasil e joga contra o Peru

A Argentina jogará contra o anfitrião Peru pelas quartas-de-final da Copa América, depois de vencer os vizinhos uruguaios por 4 x 2, na terça-feira. Na mesma noite, o México despachou o Equador.

Os primeiros dois gols do atacante Luciano Figuero pelo seu país livraram a Argentina da possibilidade de enfrentar o Brasil nas quartas.

Caso confirme a liderança no Grupo C após o jogo desta quarta-feira, contra o Paraguai, o Brasil terá pela frente o melhor terceiro colocado na primeira fase, possivelmente o Uruguai.

Caso seja superado pelos paraguaios -- o empate garante a liderança para o Brasil -- o time de Parreira pega o México na próxima fase.

Pelo Grupo B, o México derrotou por 2 x 1 o Equador, que terminou em último lugar, com três derrotas seguidas.

Os mexicanos ficaram em primeiro, com sete pontos, e continuam em Piura para enfrentar o segundo colocado do Grupo C no domingo: Paraguai ou Chile.

A Argentina, que ficou em segundo, viaja para Chiclayo onde enfrentará no sábado os anfitriões. Já o Uruguai se classificou como um dos melhores terceiros lugares.

Os uruguaios parecem estar próximos de terminarem como o melhor terceiro colocado, o que levaria a seleção para Tacna, extremo sul do país, a quase 2.000 quilômetros de distância, onde provavelmente enfrentarão o Brasil.

A Argentina, derrotada por 1 x 0 pelo México no sábado, e o Uruguai já estavam classificados, mas o jogo foi um típico clássico regional.

"O jogo foi parecido com a partida contra o México," disse o técnico da Argentina, Marcelo Bielsa. "A diferença é que marcamos neste, e não marcamos contra o

México."

O técnico uruguaio, Jorge Fossati, do time que levou oito gols e perdeu duas partidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo, estava satisfeito com a melhoria do sua equipe na Copa América.

JOGO

"Demos tudo, do jeito que um uruguaio deve fazer quando usa a camisa do seu

país, mas sem passar dos limites," disse.

O zagueiro uruguaio Joe Bizera foi expulso aos 35 minutos e seu companheiro Carlos Diogo produziu um dos piores lances do torneio, ao entrar com os dois pés na canela de Cristian Gonzalez. Ele escapou com apenas um amarelo.

Fabian Estoyanoff abriu o placar para o Uruguai com um voleio de direita aos sete minutos, mas a Argentina respondeu com dois gols rápidos.

Cristian Gonzalez empatou cobrando pênalti aos 20 minutos e Figueroa marcou com um chute de curta distância menos de um minuto depois.

O golpe, seguido da expulsão de Bizera, teria desestruturado muitos times.

Mas os uruguaios empataram aos 38 minutos, quando Vicente Sanchez marcou com um chute de 25 metros.

A Argentina dominou o restante do jogo, mas parecia que não marcaria até o capitão Roberto Ayala conferir de cabeça após cobrança de escanteio aos 36 minutos do segundo tempo. Figueroa selou a vitória com seu segundo gol aos 45.

Claudio Suarez, jogador com mais jogos de seleção do mundo, jogou pela primeira vez na Copa América e pela 172a. pelo México na partida contra o Equador.

O atacante Adolfo Bautista foi o herói do México, pois conseguiu o pênalti aos 27 minutos do primeiro tempo em que Hector Altamirano abriu o marcador, além de marcar o segundo pouco antes do intervalo. Agustin Delgado marcou para o Equador.