Fiat é a única a ter queda nas vendas globais
No topo, está a alemã Volkswagen com o maior índice percentual de aumento entre as marcas, com 29,8% se comparado a janeiro de 2010, num total de 417.521 unidades vendidas no mês. A Toyota está em segundo lugar com um aumento tímido de 0,5% e a Ford em terceiro, com aumento de 14%.
Posição
Marcas
jan/10
jan/11
Variação (%)
1
Volkswagen
321.632
417.521
29,8
2
Toyota
392.438
394.350
0,5
3
Ford
284.504
324.243
14
4
Chevrolet
258.699
300.615
16,2
5
Nissan
233.325
264.320
13,3
6
Hyundai
227.851
243.509
6,9
7
Honda
220.272
225.514
2,4
8
Kia
117.619
139.295
18,4
9
Renault
127.582
135.308
6,1
10
Fiat
143.470
133.599
-6,9
O mercado global automotivo em janeiro de 2011 teve mudanças. A China começa o ano como a líder disparada no mercado com crescimento de 16,8% em comparação ao mesmo período de 2010, ultrapassando a marca de 1,4 milhão de automóveis.
Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 17,2%, e em terceiro o Japão, apesar da queda de 16,6%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Índia que, no fechamento de 2010, obteve o 7º lugar no ranking de países, aparece no primeiro mês do ano em 4º lugar, com aumento de 23,8% nas vendas de veículos. O mercado indiano está na frente de Brasil e Alemanha, que obtiveram aumento de 14,1% e 17,5% em relação a igual período no ano anterior, respectivamente. A França apresentou aumento de 8,2%, ficando em sétimo lugar.
A Itália e a Grã-Bretanha mostram trajetória de queda com vendas 19,6% e 7% menores, respectivamente. A Rússia fecha o ranking em décimo lugar, com significativo aumento de 72,1% no período.
“Existe no momento a expectativa quanto aos recentes acontecimentos no Japão, pois as montadoras japonesas suspenderam a produção nas fábricas em áreas atingidas pelo terremoto e tsunami na sexta-feira, 11 de março”, afirma João Carlos Rodrigues, diretor de Vendas de O&M/Concessionárias da Jato Dynamics do Brasil.