Campo Grande News | 14 de mar�o de 2011 - 07:31

Ministério da Saúde diz não haver risco de transmissão de sarampo em MS

O Ministério da Saúde disse em nota enviada pela assessoria de imprensa que não há risco de transmissão sustentada do vírus do sarampo. A suspeita se deu após a confirmação de que uma turista européia, que está em Campo Grande, contraiu o vírus fora do Brasil.

Pela nota, o ministério reitera que o caso de sarampo ainda é suspeito e que a mulher, uma francesa, está internada no Hospital São Julião desde a última quarta-feira.

Foi coletado material para exame, que é realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), além de ter emitido alerta para todos os locais onde a turista – que não era vacinada – passou.

A francesa ficou cerca de 2 dias no Rio de Janeiro, depois mais dois em São Paulo, seguiu para Foz do Iguaçu, onde foi para a Argentina. Depois, veio para Mato Grosso do Sul de ônibus.

O último caso de sarampo de transmissão dentro do País foi em Mato Grosso do Sul em novembro de 2000. Depois disso, houve o registro de casos sempre importados, sem registro de novas contaminações dentro do País.

Segundo o ministério, foi solicitado o certificado de eliminação do sarampo junto à Organização Pan-Americana de Saúde.