14 de dezembro de 2004 - 07:04

Educação especial capacita 430 professores até sexta-feira

Cerca de 430 professores que trabalham direta ou indiretamente com alunos com necessidades educativas especiais estão, desde a última segunda-feira 6, participando da primeira fase da capacitação Fortalecendo um Sistema Educacional Inclusivo. O evento está acontecendo o dia todo na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande.

“O objetivo dessa atividade é instrumentalizar os professores a atuarem melhor na área, trocar experiência e construir uma proposta pedagógica para atender os alunos com necessidades educativas especiais. Dessa maneira, Mato Grosso do Sul estará a cada dia realizando de fato a verdadeira educação inclusiva”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

O investimento de R$ 170 mil no aperfeiçoamento dos educadores é uma realização do Governo Popular, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A segunda fase da capacitação está prevista para iniciar em fevereiro.

Os professores participantes pertencem a oito grandes pólos: Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Três Lagoas, Ponta Porã e Jardim. Somente da Capital são 103 profissionais. As palestras, discussões e oficinas terminam na próxima sexta-feira (17).

Segundo a coordenadora de Educação Especial da SED, Vilma Vitoratto, o conteúdo dos trabalhos abrange, entre outros pontos, história da educação especial, diretrizes nacionais, conceitos e organização dos trabalhos de apoio pedagógico especializado. “Esta é a primeira de três capacitações que iremos realizar até 2005. Nossa meta é difundir e ampliar os trabalhos já iniciados este ano e capacitar os professores da área de educação especial”, declara.
 
 
 
Agência Popular