Rádio ONU em Nova York | 12 de mar�o de 2011 - 09:38

Mulher ainda ganha menos que homem, aponta ONU

Participantes da 55ª sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres dizem que problema mostra que apesar de conquistas, o preconceito ao sexo feminino ainda existe em muitas sociedades.

Termina nesta sexta-feira, na sede da ONU em Nova York, a 55ª sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres. Durante duas semanas, representantes de vários países debateram formas de eliminar desafios para mulheres e meninas.

Um dos temas mais citados nas discussões foi a disparidade salarial entre homens e mulheres em todo o mundo. Uma das participantes do evento, a professora da Unicamp Emma Siliprandi, falou à Rádio ONU, em Nova York, sobre a situação brasileira.

Acesso
"Da renda média que as mulheres recebem, no trabalho assalariado, corresponde a 70% da renda dos homens. Acesso a bens, como propriedades, como capital, a postos de comando, seja nas empresas, no setor público, é infinitamente menor. Por esses números, a gente vê que ainda há muita coisa a ser feita no Brasil", afirmou.

Os temas discutidos no encontro da ONU são: igualdade de gênero, educação de mulheres e crianças e trabalho decentes. O evento também debateu políticas concretas para que as mulheres possam avançar na sociedade em todo o mundo.

A sessão ocorre uma vez ano ano e encaminha as sugestões para serem aprovadas pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.