Conjuntura | 11 de mar�o de 2011 - 16:08

Paranaíba sofre abalo sísmico de 3,8 graus, diz Defesa Civil

Paranaíba (MS) sofreu mesmo um abalo sísmico de 3,8 graus na escala Richter. O tremor de terra aconteceu no sábado (5). A confirmação foi dada hoje, em Campo Grande, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Uma equipe da Administração Municipal, liderada pelo prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), esteve na capital hoje, quando ocorreu uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com os prefeitos das cidades afetadas pelas chuvas.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Jean Gleik Martins Carvalho, que também esteve em Campo Grande, a movimentação da terra não foi apenas geológica, mas, sim, um abalo. “É um tremo médio, mas que nos deixa um pouco preocupados. É algo totalmente diferente aqui em Paranaíba”, disse.

Jean foi informado que o abalo também aconteceu nos Estados do Tocantins e Maranhão.

Sobre a ajuda às cidades atingidas pelas chuvas, Jean disse que o Governo do Estado vai injetar R$ 5 milhões nas prefeituras. Em estudo feito pela Secretaria de Infraestrutura, contou, chegou-se a uma cifra de R$ 13 milhões para resolver todos os problemas que aconteceram em Paranaíba. A situação no município, esclareceu, é diferente de alguns municípios.

O prefeito Zé Braquiara entregou uma relação de documentos ao secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, solicitando ajuda ao município. Conforme Jean, com a atual gravidade que passa o município, a ajuda é certa. “Agora estamos aguardando, mas também correndo atrás”, falou.

Toda a bancada parlamentar de Mato Grosso do Sul estava no encontro, contou o secretário, e se colocou a disposição de Paranaíba. “Estamos trabalhando bastante para resolvermos os problemas. Fizemos um projeto, entregamos e agora aguardamos”, concluiu Jean.