| 10 de mar�o de 2011 - 06:15 MATO GROSSO DO SUL

André decreta situação de emergência em 12 cidades de MS

André decreta situação de emergência nos municípios atingidos por enchentes

O governador André Puccinelli (PMDB) manteve, no início da tarde de ontem, reunião com setores estratégicos da administração estadual, como Coordenadoria de Defesa Civil, Secretaria de Obras, Seprotur e Sanesul, entre outros, para avaliação preliminar da extensão dos prejuízos causados pelo excesso de chuva, como é o caso de inundações, perda de lavouras e danos à infraestrutura como é o caso de estradas e pontes que foram destruídas e residências.
Das discussões resultaram, de imediato, a decretação de situação de emergência nos municípios que tiveram parte da população atingida pelas enchentes, cerca de 12 municípios; apoio à população prejudicada à qual está sendo distribuída alimentação, roupas e água potável; decreto de estado emergência tendo em vista os estragos nas estradas, pontes e inundação de lavouras.
Em relação às perdas nas lavouras, até o momento, aproximadamente 30 municípios já solicitaram apoio do governo do Estado. Os prejuízos são de grande monta. Os levantamentos, que darão noção exata das necessidades de cada local deverão ser encerrados já na sexta-feira.
O governador André Puccinelli determinou, também, a antecipação do vale renda para as famílias que tiveram as casas atingidas pelas cheias. Em relação a essas famílias, o governo do Estado deverá implantar programa de construção de residências propiciando às famílias que se mudem, definitivamente, das regiões que sofrem enchentes nos diversos municípios.
Há que destacar que as forças armadas (Exército e Aeronáutica) têm dado todo o apoio necessário nas ações que visam ajudar a população, quer seja em se tratando de infraestrutura, como no transporte de pessoas que se encontram com dificuldades de se locomover devido o aumento do nível das águas.

RECURSO NOVO

André Puccinelli faz questão de frisar que a decretação de estado de emergência e demais medidas decididas na reunião se referem aos problemas atuais, ou seja, aos prejuízos causados pelo excesso de chuvas dos últimos dias em várias regiões do Estado. A observação leva em consideração que em outubro do ano passado outros oito municípios passaram por vários problemas causados, também, por excesso de chuvas tendo o governo estadual solicitado ajuda depois de decretadas situações de emergência. Entretanto, até o momento, não houve a liberação da verba estimada na época em mais de R% 9,5 milhões.

iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");