Douranews | 9 de mar�o de 2011 - 16:18

Advogado de Dourados sugere fim do salário para vereador

O advogado douradense Rubens Ramão Apolinário de Souza propôs aos membros da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, o fim do salário para vereadores de municípios com população inferior a 200 mil habitantes.

Com 45.599 habitantes, a medida atingiria diretamente os representantes da Câmara de Nova Andradina. Em Mato Grosso do Sul, a única cidade que não seria afetada é Campo Grande, que possui 766.461 habitantes.

A proposta do professor universitário é uma das contribuições que ele afirma oferecer “cônscio de minha responsabilidade como cidadão” aos membros da comissão criada no Congresso Nacional, destinada a implantar a reforma política no País. Ele também defende o fim das coligações, acreditando no fortalecimento dos partidos existentes no Brasil.

De acordo com o advogado, há casos de vários municípios onde o cidadão ingressa na política e, ao ser eleito, transforma a função “praticamente em profissão”, diz.

Entre outras medidas, Souza defende também o fim do sistema proporcional, o financiamento particular de campanha, o fim da figura de suplente de senador e a implantação de um limite para reeleição de senador, deputado federal, deputado distrital, deputado estadual e vereador, “como forma de amainar a corrupção no Poder Legislativo”, conclui o advogado.