Notícias MS | 9 de mar�o de 2011 - 13:59

PMA apreende 441 quilos de pescado na Operação Carnaval

A Polícia Militar Ambiental (PMA) concluiu hoje de manhã (09) a Operação Carnaval. A iniciativa ganhou reforço do efetivo de outras áreas com policiamento preventivo nas cidades com tradição carnavalesca e que receberam maior número de turistas, como Corumbá, Bonito, Jardim, Coxim, Aquidauana, Porto Murtinho e Miranda.

 Os números indicam que a operação foi a mais tranquila dos últimos anos, com relação aos crimes e infrações ambientais. Ocorreram 10 autuações, sendo nove pessoas presas em flagrante, ou seja, menos da metade da operação do ano passado. Somente a quantidade de pescado apreendido foi superior às operações de anos anteriores, com 441 quilos. Houve duas grandes apreensões de 170 e 111 quilos com dois pescadores em duas ocorrências isoladas. A quantidade de petrechos de pesca proibidos também foi normal. Os valores de multas aplicados na operação deste ano foram os menores: R$ 18.825,00 que representam pouco mais de 15% das multas da operação do ano passado.

As ocorrências relativas à pesca predatória predominaram. Houve uma prisão por caça e uma por manutenção de aves em cativeiro ilegalmente, além de outra por porte ilegal de arma e suspeita de caça. As demais foram de pesca. A PMA acredita que as chuvas podem ter contribuído com os baixos números de infrações e crimes ambientais durante o carnaval. Com relação à pesca, alguns trechos de rios estavam interditados dificultando a pesca em diversos locais.

 De acordo com a PMA, com relação a outros crimes e infrações ambientais, a chuva também pode ter sido decisiva para não haver desmatamento, ou limpezas utilizando fogo.