7 de mar�o de 2011 - 16:00

Seis escolas encerram os desfiles no Rio de Janeiro

O segundo e último dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, na Sapucaí, está previsto para ter início às 21h desta segunda-feira (7). A primeira escola a desfilar é a União da Ilha.

O tema é "O Mistério da Vida", com enredo sobre evolução das espécies e a viagem de Charles Darwin pelo mundo em sua pesquisa.

Uma das escolas afetadas pelo incêndio ocorrido em fevereiro na Cidade do Samba, a União da Ilha não será julgada neste ano.

Em seguida, é a vez da Salgueiro entrar na avenida, com o samba-enredo "Salgueiro Apresenta: O Rio no Cinema". A escola vai mostrar personagens do cinema nacional e internacional, como Madame Satã, Carlota Joaquina, Orfeu, King Kong e Super-Homem

A terceira escola a desfilar hoje é a Mocidade Independente de Padre Miguel, que neste ano faz uma homenagem ao próprio Carnaval. A escola conta a história da festa na avenida, começando na última glaciação, há 10 mil anos, e terminando no Rio de Janeiro atual.

A Grande Rio, escola mais afetada pelo incêndio que atingiu a Cidade do Samba, é a quarta a entrar na Sapucaí, com o tema "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas", o desfile homenageia a face misteriosa de Florianópolis (SC).

A quinta escola é a Porto da Pedra, que homenageia no desfile deste ano a escritora Maria Clara Machado, autora de diversas histórias infantis, morta há dez anos. O tema é "O Sonho Sempre Vem Pra Quem Sonhar...".

A Beija-Flor vai encerrar os desfiles do Grupo Especial com uma homenagem ao cantor Roberto Carlos, que completa 70 anos em abril. Com o tema "Roberto Carlos, a Simplicidade de Um Rei", a escola vai desfilar o romantismo das canções do rei.

APURAÇÃO

O título do Carnaval deste ano será disputado por apenas nove escolas.

O motivo é que nenhuma escola será rebaixada para o Grupo de Acesso devido ao incêndio que atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio, no dia 7 de fevereiro.

As agremiações mais atingidas pelo fogo --Portela, União da Ilha e Grande Rio-- não terão seus quesitos julgados no desfile.

Dessa forma, o desfile de 2012 do Grupo Especial terá 13 escolas --as 12 deste ano, mais a campeã do Grupo de Acesso. Em 2013, duas escolas serão rebaixadas, reequilibrando os desfiles.

A apuração do Carnaval do Rio ocorre a partir das 15h45 de quarta-feira (9).