Fátima News | 4 de mar�o de 2011 - 18:33

Curso apresenta uva como alternativa para diversificação da agricultura em MS

 

O cultivo de uva é uma atividade muito lucrativa, tem grande possibilidade de expansão, porém, devido à falta de investimento a produção do fruto ainda é pouco expressiva no Estado. A análise é do engenheiro agrônomo e educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Carlos Alberto Salgueiro da Cunha Rosa, que na próxima semana, de 9/03 a 12/03, estará no município de Antônio João para ministrar o curso de plantio e manejo de pomar “Cultivo de uva”.

Durante os quatro dias de treinamento, o aluno aprenderá desde a preparação do solo, plantio, colheita até a comercialização da uva e seus derivados. Dentre as disciplinas estão: espaçamento e demarcação, correção e adubação, seleção de mudas, tratos culturais e importância econômica da uva. “O aluno vai sair preparado para ser profissional em uva”, completou Carlos Alberto.

Segundo o agrônomo, Mato Grosso do Sul é um potencial produtor de uva. “Nós possuímos apenas uma fábrica de doce (geleia de uva) instalada no Estado. A hortifruticultura continua em expansão e não temos investido muito nesse setor”, considerou o educador citando que em MS os nichos de cultivo de uva estão concentrados principalmente nos vales do Invinhema e Naviraí.

Outro ponto positivo apontado por Carlos Alberto para o investimento na vitivinicultura no Estado são as características de clima e solo favoráveis da região. “Pelas condições climáticas, aqui é mais recomendado o plantio da variedade niágara rosada, a conhecida uva de mesa. Ela é saborosa é muito aceita”, destacou o agrônomo.

De acordo com dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Unibra), em 2010 houve redução de 3,74% na produção de uvas no Brasil se comparado ao ano anterior. O Rio Grande do Sul, principal produtor de uvas e vinhos do país, apresentou queda de 6,06% na produção da fruta. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Fao), as exportações brasileiras do setor vitivinícola somaram, em 2010, 148,33 milhões de dólares, 11,95% superiores ao ano de 2009, mas muito aquém das verificadas em 2008 (194,30 milhões de dólares).

O curso de cultivo de uva tem como foco a comercialização do produto e acontecerá em Antônio João, de 9 a 12 de março. Em Anastácio, o Senar/MS leva o curso de cultivo de orquídeas que acontecerá de 10/03 a 11/03. Na próxima semana também, de 8 a 9, será realizado em Bela Vista o curso “Como Produzir Leite com Qualidade”. Todos os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais municipais. Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 18 anos, ser trabalhador rural e ter concluído o 5° ano do ensino fundamental.

Saúde

Suco, doce, geléias, vinho, passas, fresca, seca e até mesmo crua. Fruto da videira, a uva é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos e vitaminas. Pela sua quantidade de água e sais minerais, especialistas afirmam que a uva atua contra várias enfermidades dos rins, intestino e fígado, além de estimular as funções cardíacas.

Sobre o Senar

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.