Terra | 3 de mar�o de 2011 - 10:07

Concacaf quer mudanças e pede mais vagas à Copa de 2014

A Concacaf quer modificações nos parâmetros de classificação à Copa do Mundo de 2014. A confederação, que comanda o futebol da América do Norte e da América Central, quer mais vagas, e já fez este pedido à Fifa, maior entidade do futebol.

Os líderes do futebol mundial já estão em Zurique, na Suíça, para um encontro de dois dias com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, onde alguns assuntos sobre o Mundial do Brasil serão definidos, como a quantidade de vagas.

Atualmente, a América Central tem direito a 3,5 vagas. Explica-se: três seleções se classificam diretamente e a quarta é obrigada a disputar uma partida eliminatória com um time da América do Sul, que tem direito a 4,5 vagas.

Como neste Mundial o Brasil já está classificado diretamente, por ser o país sede, os sul-americanos não devem pedir mais vagas. Quem pode acabar se complicando pode ser a África, que tem direito a cinco vagas atualmente e, com o desejo da Concacaf de chegar a quatro, pode ficar com 4,5 vagas para o próximo Mundial.

A Europa, detentora de 13 vagas, dificilmente terá este número modificado, assim como a Ásia (com 4,5 vagas) e a Oceania (com 0,5).