Agência Brasil | 3 de mar�o de 2011 - 09:14

Reservas de petróleo garantem abastecimento até abril, diz AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE), que controla a produção de petróleo no mundo, informou hoje que os dados referentes à Líbia são “conflitantes” e “incompletos”. No entanto, a agência garantiu que há reservas para o abastecimento de petróleo até o fim de abril, conforme dados de refinarias europeias.

A avaliação da AIE foi divulgada hoje (2), depois de 15 dias de confrontos em território líbio entre manifestantes contrários e favoráveis ao governo, inclusive atingindo áreas petrolíferas. Uma delas, Brega foi alvo hoje de embates entre forças de segurança ligadas ao presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, e oposicionistas. As informações são da própria agência.

De acordo com a AIE, os mercados de petróleo bruto na Europa não estão ainda em fase de contenção, embora com a demanda bruta “relativamente baixa”. Em comunicado, informou ainda que se mantém em contato permanente e direto com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na tentativa de evitar futuras dificuldades.

No entanto, a agência ressaltou que acompanha “atentamente os progressos com relação à produção” na Líbia e as atividades de exportação. Em entrevista concedida hoje, Kadhafi afirmou que a produção de petróleo no país está baixa em decorrência da ação do que chamou de gangues.

A produção de petróleo na Líbia, segundo dados de 2008, é de 1,72 milhões barris por dia. O país está entre os 20 maiores produtores mundiais.