Da Redação | 2 de mar�o de 2011 - 16:06

Júnior requer climatização de salas de aula e instalação de lixeiras em Fátima do Sul

Rogério Sanches / Fátima Neews

Em Sessão realizada na noite de terça-feira (01), o Vereador Júnior Vasconcelos (PSDB), solicitou a mesa Diretora que encaminhasse cópia do requerimento 18/2011 aos Deputados Estaduais Onevan de Matos e Márcio Monteiro, solicitando aos mesmos que viabilizem junto ao Governo do Estado recursos para a climatização das salas de aula nas Escolas Estaduais do Município de Fátima do Sul.

Em nosso município são 37 salas de aulas, sendo que 17 salas estão na Escola Estadual Senador Filinto Muller, 11 na Escola Estadual Vicente Pallotti e 9 na Escola Estadual Vila Brasil. Nestas 37 salas estudam aproximadamente 4.000 jovens, que na época da alta temperatura sofrem muito com o calor, e que em muitas vezes deixam de freqüentarem as salas de aula devido o calor ser muito intenso, e é com este intuito que venho solicitar através deste requerimento a climatização de todas as salas de aulas do município de Fátima do Sul. Em conversa com alguns deputados do Estado, obtive a informação que há uma Escola Estadual no Município de Itaporã que já desfruta deste beneficio. Com a climatização de todas as salas de aulas, os professores destas escolas não terão mais a preocupação com o calor intenso é poderão lecionar aos seus alunos, que freqüentarão as salas sem maiores dificuldades, finalizou Junior.

Ainda de acordo com o Vereador, as salas de aula deverão ser climatizadas através de implantação de ar condicionado, sendo que com a implantação deste climatizadores, iremos resolver uma necessidade essencial na vida dos estudantes das escolas do município, haja vista a cidade de Fátima do Sul, ter um clima muito quente nos últimos anos, chegando às vezes à 40° Celsius, deixando os estudantes, principalmente os que estudam na parte da tarde, incomodados com tanto calor, que tira a linha de raciocínio da aula, sem contar o desconforto e o risco a doenças. Junior disse que sempre estudou em escola pública e conhece na pratica a dificuldade que é estudar em uma sala de aula escaldante lotada de alunos. Alguns alunos justificam a necessidade de um climatizador argumentando que na sala do diretor, do professor, na biblioteca e de informática de varias escolas já possuem ar condicionado, e na teoria destes jovens, a principal razão de existir a escola, são os alunos, então nada mais justo que dar a eles mais qualidade de vida num ambiente que é dedicado a eles, relatou Junior Vasconcelos.

Na mesma Sessão, o Vereador ainda apresentou requerimento solicitando a Prefeita Municipal Ilda Salgado Machado (PR), a instalação de lixeiras de coleta seletiva, na orla do Rio Dourado e na Praça Getulio Vargas, identificando através de cores e o nome do lixo a ser colocado em cada recipiente.