Conjuntura | 2 de mar�o de 2011 - 15:30

Escolha do novo conselheiro do TCE deve ser definida após o Carnaval

O processo de escolha do conselheiro que ocupará a vaga deixada por Celina Jallad, falecida na última segunda-feira, deve ser discutido após o feriado de Carnaval, conforme informou hoje o governador André Puccinelli (PMDB), em entrevista à imprensa. 
 
De antemão, André Puccinelli colocou ponto final a especulações de que o novo conselheiro da Corte seria o secretário de Governo, Osmar Jerônymo. “Definitivamente não vai ser o Osmar Jerônymo”, garantiu o governador, pela manhã, durante ato de inauguração de uma escola em Campo Grande.
 
Apesar de o assunto ser tratado somente após o Carnaval, o governador comentou que já teve uma conversa preliminar com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB). 
 
Ele afirmou que a indicação para a vaga de Celina Jallad será feita pela Assembleia Legislativa, mas que ele vai participar do processo de consenso sobre o nome.
 
Na eventualidade de haver consenso, os deputados indicam o nome do sucessor ou elaboram uma lista tríplice a ser encaminhada para decisão do governador André Puccinelli.
 
Pelo regimento interno, a Assembleia Legislativa pode indicar qualquer pessoa à vaga, não necessariamente um deputado.
 
Caso a Assembleia indique um parlamentar que seja da mesma coligação do deputado Rinaldo Modesto (PSDB), que tomou posse ontem na vaga de Carlos Marun (PMDB), que pediu licença para exercer o cargo de secretário de Habitação do Estado, a decisão poderia garantir o retorno do suplente Youssif Domingos, atualmente assessor especial do governador, à Assembleia.
 
Youssif é o segundo suplente da coligação “Amor, Trabalho e Fé”, que reelegeu o governador, e pleiteava a vaga de Rinaldo, baseado na discussão sobre a suplência pertencer ao partido ou à coligação.