Agência Brasil | 1 de mar�o de 2011 - 08:06

Planos de saúde lideram reclamações recebidas pelo Idec em 2010

O setor de planos de saúde liderou as reclamações feitas ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao londo de 2010. Segundo balanço da entidade divulgado hoje (1º), 14,53% dos 11.353 atendimentos prestados no ano passado foram relacionados a problemas com esses serviços.

A segunda posição no ranking de reclamações do Idec foi ocupada pelo grupo de produtos eletroeletrônicos – celulares, linha branca, eletrodomésticos e eletrônicos. Entre as queixas registradas em 2010, 14,33% foram referentes a esses itens.

Praticamente com o mesmo percentual dos outros dois setores, as instituições financeiras ficaram em terceiro lugar em número de atendimentos, com 14,17% das reclamações. Em seguida, aparecem as empresas de telecomunicação, com 13,17% das demonstrações de insatisfação.

Também apresentaram número expressivo de queixas os setores de energia elétrica, veículos, educação, lazer e entretenimento, que, juntos, significaram mais de 20% dos atendimentos.

Para o Idec, as reclamações contra os planos de saúde, bancos e empresas de telefonia são motivadas por falhas na regulação e fiscalização desses setores. O instituto lembra que esse papel cabe à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ) e ao Banco Central (BC).