Folha Online | 27 de fevereiro de 2011 - 18:20 É CAMPEÃO!!!

Ronaldinho marca de falta e Flamengo fatura a Taça Guanabara

O Flamengo derrotou o Boavista neste domingo por 1 a 0, no Engenhão, e faturou o título da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual do Rio.

Ronaldinho, que atuou como centroavante no lugar de Deivid, garantiu a vitória com um gol de falta, aos 26min do segundo tempo. Festa para o craque, que conquista seu primeiro título com a camisa do Fla.

 

  Mauricio Val/Divulgação   O atacante Ronaldinho disputa jogada contra rival do Boavista com Thiago Neves ao fundo

Com o título, o time rubro-negro já está garantido na final do Estadual e agora se prepara para a Taça Rio, o segundo turno. O próximo jogo é contra o Olaria, em casa. Já o Boavista recebe o Bangu.

Caso vença também o segundo turno, o time rubro-negro será o campeão estadual por antecipação.

O JOGO

Final da Taça Guanabara, todos os ingressos vendidos, sol e clima de carnaval. O cenário era perfeito para a torcida do Flamengo, principalmente com Ronaldinho em campo e com uma nova função. O técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o craque como um centroavante, na vaga de Deivid-- Bottinelli ganhou um lugar no meio de campo.

No Boavista, a esperança para surpreender, assim como fez contra o Fluminense, estava na dupla de ataque formada por André Luis e Frontini. Mas com uma saída de bola lenta, os dois jogadores ficaram isolados e facilitou a marcação do adversário.

O time de Vanderlei Luxemburgo, por sua vez, impôs seu ritmo e tomou conta do jogo. Ronaldinho, mesmo atuando como centroavante, saiu da área para buscar jogo e foi justamente dos pés dele que saiu a primeira chance de gol, aos 11min. Após bom cruzamento da esquerda, Thiago Neves cabeceou e Thiago espalmou para escanteio.

Logo depois, foi a vez de Léo Moura receber passe na grande área e chutar cruzado. A bola passou raspando a trave. Essas foram as duas principais jogadas do Fla no primeiro tempo. Apesar do domínio, a equipe não teve criatividade suficiente para passar pela marcação do adversário.

Bottinelli, pela direita, foi acionado pouco, até porque não colocava velocidade. Thiago Neves, pelo meio, mostrou mais uma vez falta de entrosamento, principalmente com Ronaldinho. No intervalo, Luxemburgo sacou Bottinelli e colocou Negueba, pensando justamente em dar mais movimentação ao time.

Ao ver a dificuldade do time em criar oportunidades de gol, Luxemburgo tirou o lateral-esquerdo Egídio e colocou o atacante Diego Maurício para cair pela direita. Dessa forma, Negueba foi para a esquerda.

O Flamengo foi todo para cima, mas só conseguiu chegar ao gol graças a uma bola parada. Aos 26min, Ronaldinho, até então apagado, cobrou uma falta com perfeição e mandou a bola no canto direito, para finalmente abrir o placar. Alívio para a torcida.

A equipe da Gávea continuou absoluto na partida e tudo ficou mais fácil quando Frotini se desentendeu com Renato Abreu e foi expulso. O Boavista não teve poder de reação e a festa no Engenhão foi toda rubro-negra.