Veja | 25 de fevereiro de 2011 - 09:10

Índice que reajusta aluguéis sobe 1% em fevereiro

O indicador utilizado para calcular o reajuste de aluguéis, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), teve alta de 1% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV). Em janeiro, o número havia oscilado 0,79% - o que faz com que a evolução do índice no ano já chegue a 1,79%. Em doze meses, o IGP-M acumula alta de 11,3%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, teve alta de 6,08%.

O grande balizador da alta do IGP-M está na elevação dos preços das commodities agrícolas - que atingem em cheio os preços do atacado (principal peso do índice). O Índice de Preços por Atacado - Mercado (IPA-M) subiu 1,20% no segundo mês do ano, após avançar 0,76% em janeiro.

No início do mês, com o anúncio do IPCA-15, analistas verificaram uma pequena e curta trégua nos preços agrícolas. No entanto, assim que a estabilização cedesse, os preços do atacado seriam automaticamente afetados. E foi o que aconteceu.

Outros fatores que influenciaram a alta do IGP-M foram o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M), que apresentou aumento de 0,67% em fevereiro, ante alta de 1,08% no mês passado. Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M) registrou taxa positiva de 0,39% em fevereiro, após subir 0,37% em janeiro.