| 24 de fevereiro de 2011 - 15:49

PMA apreende 52 pássaros silvestres criando em cativeiro

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande receberam denúncias de que uma pessoa estaria criando animais silvestres ilegalmente no bairro Moreninha III. Hoje pela manhã, a PMA foi ao local, onde estava uma senhora idosa, mãe do proprietário das aves.

 

Os policiais mantiveram contato com o proprietário dos animais e ele dizia que tinha documentação ambiental, mas que estaria em Corumbá.

Durante a conversa ao telefone, quando os policiais estavam em frente à residência, perceberam que um elemento mexia nas gaiolas ao fundo da casa. Eles entraram e viram que era o proprietário, que  pulou o muro e fugiu.

A PMA apreendeu 52 aves e 33 gaiolas, sendo que várias estavam anilhadas e outras sem anilhas, indicando que eram ilegais. Mesmo as que possuem anilhas serão checadas junto ao IBAMA para a
verificação de possível falsificação.

Logo que a PMA consiga qualificar o acusado, ele será autuado administrativamente e receberá multa de R$46.000,00, por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental. Pelo menos quatro aves já foram identificadas como pertencentes à lista de espécies em extinção e, neste caso, a multa é de R$ 5.000,00 por aves.

O proprietário das aves responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano e meio de detenção. Caso seja constatado, que alguma anilha seja falsa, o
acusado também responderá por falsidade ideológica. A pena para este crime é de dois a seis anos de reclusão.