Correio do Estado | 24 de fevereiro de 2011 - 06:57

Governo vai implantar centro de Atendimento a Mulher em Fátima do Sul

Por meio da Coordenadoria Especial para a Mulher, irá implantar centros de Atendimento à Mulher

Rogério Sanches / Fátima News

O governo do Estado, André Puccinelli (PMDB), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, vai implantar centros de Atendimento à Mulher em nove municípios-polo do Estado- Naviraí, Corumbá, Paranaíba, Jardim, Aquidauana, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Fátima do Sul. As cidades foram escolhidas por sediarem unidades da Delegacia da Mulher.

 

Ontem a coordenadora especial Tai Loschi recebeu representantes de Naviraí para discutir a instalação do centro, que terá a locação do imóvel - por período de dois anos-, mobiliário e infraestrutura custeados pelo governo Estado. O Executivo estadual também ficará responsável pela capacitação dos funcionários. Em contrapartida a prefeitura vai cobrir despesas com recursos humanos e manutenção do local.

 

A implantação dos centros está em processo de escolha e locação dos imóveis. Tai Loschi acredita que ainda no primeiro semestre os locais já estarão em funcionamento. Para a coordenadora, o espaço será importante para o atendimento e acolhimento à mulher. “Quando a mulher faz um boletim de ocorrência, fica muito fragilizada. Muitas recebem ameaças do cônjuge. Por isso ela precisa de atendimento especial”, explica Loschi. O espaço terá psicólogo, assistente social e atendimento jurídico.

 

A implantação dos centros faz parte do pacto de enfrentamento da violência contra a mulher firmado pelo governo do Estado, no início de 2009, com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Em março do mesmo ano um termo de cooperação foi firmado entre os nove municípios.