Rádio ONU em Nova York | 23 de fevereiro de 2011 - 16:13

Câncer pode matar mais de 9 milhões de pessoas até 2030

Alerta da OMS sugere que a situação é mais crítica, atualmente, na África Subsaariana, onde casos curáveis da doença terminaram em morte.

As Nações Unidas lançaram um alerta, nesta terça-feira, sobre o aumento dos casos de câncer no mundo.

Atualmente, a doença mata cerca de 7,6 milhões de pessoas em todo o planeta. Deste total, mais de 60% ocorrem nos países em desenvolvimento.

Índices

A situação mais grave é a da África Subsaariana, onde casos curáveis de câncer terminaram em morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Agência Internacional de Energia Atômica, se nada for feito, o câncer poderá matar mais de 9 milhões de pessoas até 2030.

As agências também informaram que a falta de recursos leva a índices de mortalidade mais altos na África. Menos de 15% dos pacientes sobrevivem por cinco anos, após terem sido diagnosticados com câncer cervical ou de mama, em muitos casos curáveis em outras regiões.

Tabaco e Vacinas

Dentre as medidas propostas pela OMS para prevenir o câncer está o combate ao uso de tabaco. Outra sugestão é o maior acesso a vacinas contra Hepatite B e ao HPV.

Em setembro, a ONU deve levar aos debates da Assembleia Geral propostas para prevenir e tratar casos de câncer em todo o mundo.