Folha | 22 de fevereiro de 2011 - 17:24

Padilha diz que debate sobre volta da CPMF cabe ao Congresso

Em visita ao Congresso Nacional nesta terça-feira, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse haver um consenso de que o setor precisa de mais recursos.

Sobre a volta da CPMF, extinta em 2007, Padilha disse que esse é um debate que cabe aos deputados e senadores.

"Temos que investir melhor o que já temos, ter uma melhor gestão. Meu esforço é aprimorar o atual modelo de gestão, saber cada vez mais aonde os recursos vão ser aplicados. E há um consenso no setor e nos partidos que precisamos de mais recursos", afirmou.

Mais cedo, o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) negou que o governo planeje a volta de um imposto para custear a saúde.

Ontem, em reunião com os governadores do Nordeste, a presidente Dilma Rousseff disse que o Planalto estuda uma forma de aumentar os recursos para o setor.

Padilha negou que tenha ido tratar do assunto com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Segundo ele, o objetivo do encontro foi apresentar oficialmente uma cartilha que está sendo distribuída para os parlamentares para o acompanhamento das emendas parlamentares.

Ele explicou que com a nova ferramenta disponibilizada pelo ministério vai ser possível aumentar a transparência dos recursos e diminuir o papel dos "intermediários".

"Vamos ter uma relação direta dos parlamentares e dos prefeitos com os projetos, com as emendas apresentadas", afirmou.