Ministério da Saúde | 22 de fevereiro de 2011 - 14:04

Dormir pouco aumenta chance de problemas do coração

Uma pesquisa da Universidade de Warwick, na Inglaterra, revelou que além do cansaço e da falta de concentração, dormir menos de seis horas por noite pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver doenças do coração.

Durante o estudo foram analisadas quase 500 mil pessoas habituadas a dormir menos de seis horas por noite nos Estados Unidos, Japão, Suécia, Alemanha e Inglaterra. Do total, 48% apresentaram chances de ter algum tipo de ataque do coração e 15% de sofrer um derrame.

A relação entre pouco sono e doenças do coração se deve ao fato de os insones sentirem mais fome. Com a dieta desregrada vem a hipertensão e os riscos cardiológicos.

O diretor do laboratório do sono do Instituto do Coração, Geraldo Lorenzi Filho, recomenda que cuidar do sono seja uma prioridade.

"Colocar o sono na tua lista de prioridades. A gente está começando um novo ano e todo mundo fala: 'Agora, esse ano, eu vou estudar mais, eu vou trabalhar mais ou eu vou trabalhar menos, vou curtir mais.' Ninguém fala: 'Eu vou dormir mais'.

Porque parece que o sono não parece estar na lista das prioridades. Mas às vezes o que está piorando sua qualidade de vida é justamente o fato de você estar querendo fazer mais coisas do que você consegue.

Então, obviamente você tem que colocar uma prioridade de higiene do sono. Significa ter rotina, significa ter horário para dormir e ter horário para acordar."

Geraldo Lorenzi Filho afirma também que é necessário preparar o corpo para dormir. Ao anoitecer, evite ficar no computador, assistir filmes de ação e praticar exercícios físicos.

O médico ressalta ainda que as pessoas com dificuldades para dormir devem procurar um médico para fazer o tratamento correto.(Ministério da Saúde)