Mídia Max | 22 de fevereiro de 2011 - 09:49

Compra e venda de veículos em MS cresceu mais de 13% em 2010

O setor automobilístico vem crescendo constantemente em Mato Grosso do Sul e no Brasil, porém no estado o ritmo é mais acelerado. Em 2010, o Estado fechou o ano com 13,43% de aumento nas vendas de veículos, ultrapassando a média nacional, que cresceu 12%, no mesmo período.
Apenas em janeiro de 2011, foram comercializados 2.986 veículos no Estado, que registrou crescimento de 15,6% em relação a 2010, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mato Grosso do Sul tem população de 2.449.341 pessoas e frota total de veículos de 948.113. Dessa forma, no Estado existem dois carros para cada cinco habitantes.

 

Tipos de compra
Atualmente o mercado oferece tipos de financiamento que facilitam a compra de carros novos e usados. Em todos, o valor do veículo é dividido em parcelas de acordo com a necessidade e o salário do comprador.
No crédito Direto ao Consumidor (CDC), é feito um empréstimo em um banco para comprar o carro, as parcelas são fixas e as taxas de juros negociadas. Neste caso, o veículo não pode ser negociado até que seja quitado.
Outra opção é o leasing, um tipo de aluguel feito por um banco para o consumidor, onde a pessoa paga pelo aluguel do carro e quando todas as parcelas forem quitadas, o veículo é transferido para o nome do comprador.
Ainda existe a consórcio, neste caso é formado um grupo de compradores, que pagam parcelas que podem sofrer alterações. Uma vez por mês, uma pessoa é sorteada para poder retirar o carro, e o consórcio pode ser de dois a cinco anos de duração.

 

Cliente
Representante comercial, Andréia Arruda, 30 anos, comprou um carro zero km em novembro de 2010. Ela conta que juntou metade do valor total do veículo para dar de entrada e financiou o restante.
Andréia preferiu por comprar um carro novo, pois diz ser mais tranquilo, saber que o veículo tem garantia de fábrica e que as chances de apresentar problemas são bem menores. A representante defende o financiamento a partir da entrada, como a maneira mais rápida e econômica de adquirir um veículo.