Rogério Sanches / Fátima News | 19 de fevereiro de 2011 - 08:00 FÁTIMA DO SUL

Associação dos apicultores de Fátima do Sul define ações para 2011

A Associação dos Apicultores de Fátima do Sul esteve reunida na ultima quinta-feira nas dependências da Agência Municipal da AGRAER, para definir as estratégias, prioridades e ações a serem executadas pelo grupo durante o ano de 2011.

          

Uma das prioridades, é a continuidade da profissionalização dos sócios que vem sendo realizado através da parceria com o SENAR-MS, Sindicato Rural e AGRAER, através dos cursos, palestras, excursões e eventos diversos como feiras e exposições; com isso os apicultores tem melhorado as técnicas de manejo dos apiários, com aumento da produção e  melhoria da qualidade do mel, alem da produção de própolis e outros produtos apicolas.

 

A expectativa para 2011 é o inicio da industrialização do mel no município, através do envase em potes de 1,0  e   de meio quilo, para venda no comercio local com selo de qualidade liberada pela vigilância sanitária.

 

Também para o segundo semestre está previsto a fabricação de mel em saches, com o objetivo principal de fornecimento de produtos de qualidade, com preços mais acessíveis para a merenda escolar junto as escolas que trabalham com o PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar, através das chamadas publicas.

 

 

Fátima do Sul produz anualmente mais de 10 toneladas de mel e o grupo de apicultores (44,0 sócios) acredita que  produção terá que ser aumentada para atender a demanda do município. Os mesmos já estão efetuando a ampliação do número de colméias do tipo padrão Langstroth, que permite  ao apicultor melhor manejo, maior produção e qualidade do mel.

 

A associação já conta com vários equipamentos para o envase do mel, como decantadores, centrifuga, Maquina de Cera Alveolada, mesa de inox e, já estão concluindo a tramitação de documentos junto à vigilância sanitária, necessários para o funcionamento o entreposto do mel.