18 de fevereiro de 2011 - 13:37

Justiça autoriza transferência de Arcanjo de presídio de MS

A Justiça Federal em Campo Grande autorizou a transferência do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, o Comendador para outro presídio federal. Segundo decisão do juiz da 5ª Vara Federal, Dalton Igor Kita Conrado, foi solicitado para que o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) informe a existência de vaga em outra unidade federal ou a possibilidade de troca de presos.

Segundo o site da TVCA, o prazo para esta avaliação é de cinco dias. Arcanjo foi detido em 2003, no Uruguai e cumpriu pena até 2007 em presídio de Cuiabá (MT). João Arcanjo Ribeiro foi condenado a 37 anos de prisão por formação de quadrilha, crime contra a ordem tributária, falsidade ideológica e contrabando. Ele responde ainda a pelo menos 30 processos na justiça, entre eles como mandante de assassinatos, como o do empresário Domingos Sávio Brandão, em 2002.

O diretor do Presídio Federal de Campo Grande, Washington Clark, disse que ainda não foi informado de qualquer transferência e que esta determinação ainda pode estar na esfera judicial.

 

O prazo regular de permanência em presídio federal é de um ano, sendo prorrogável conforme o entendimento judicial. Arcanjo poderá ser transferido para Rondônia, Paraná ou Rio Grande do Norte.