A maior quantidade de precipitação foi detectada no dia 17 de janeiro, com 83 milímetros em pouco ma | 16 de fevereiro de 2011 - 07:41

Em MS, chuva atrasa início das aulas para cerca de 3 mil alunos nas escolas do P

Diario Online

 

Aproximadamente 3 mil alunos da rede pública de educação nas áreas rurais do Pantanal estão sem aulas por causa das chuvas em Mato Grosso do Sul. Nos municípios de Corumbá e Ladário várias escolas seguem paradas por causa das condições das estradas.

O período letivo começou oficialmente na semana passada, mas os ônibus que transportam os estudantes não conseguem trafegar em vários trechos. Após uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação corumbaense e os diretores das escolas de três assentamentos na zona rural, ficou acertada a retomada das atividades na próxima quarta-feira (23).

Segundo o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, a suspensão das aulas teve como motivo principal manter a segurança dos alunos. "Como as estradas estão alagadas ou danificadas por conta das chuvas, decidimos paralisar temporariamente as aulas até os problemas serem solucionados", explicou. Ele ressaltou que a decisão não afetará os 200 dias letivos, previstos pelo Ministério da Educação.

"A reposição será feita aos sábados e com aulas programadas até o fim do primeiro semestre. Não haverá prejuízos aos estudantes", garantiu.

A meteorologia prevê tempo chuvoso até o próximo sábado (19), quando devem começar os serviços de reparos das estradas dos assentamentos afetados. "A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos pediu de dois a três dias para solucionar o problema. Por isso, as aulas devem retornar no dia 23 de fevereiro", completou o secretário.

Na segunda-feira, os diretores das três escolas rurais se reuniram com o secretário de Educação para debater a estratégia de reposição das aulas e a reorganização dos cronogramas pedagógicos. "Nossas aulas programas vão utilizar os projetos já implantados na escola, como as hortas e feiras comunitárias. Os alunos não deixarão de aprender por conta da suspensão", frisou José de Souza Silva, diretor da escola localizada no assentamento Taquaral.

"Estamos priorizando a segurança dos estudantes. Por isso tomamos essa decisão", complementou Rosa Maria da Silva, gestora da escola Paiolzinho.

As chuvas na região pantaneira superaram o esperado para os meses de janeiro e fevereiro. Conforme levantamento da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica em Corumbá no primeiro mês de 2011 foram 189 milímetros de chuva, 130% a mais do que o previsto para o período.