Veja | 15 de fevereiro de 2011 - 10:20

Vendas no varejo brasileiro têm maior alta anual desde 2001

As vendas no varejo brasileiro acumularam alta de 10,9% em 2010, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado anual é o melhor da série histórica, iniciada em 2001. Já em dezembro, as vendas ficaram estáveis em relação ao mês anterior, interrompendo uma sequência de sete altas consecutivas.

A receita nominal do comércio varejista registrou alta de 15,6% em dezembro na comparação ao mesmo período de 2009 e de 1% em relação a novembro – o que indica dez meses de crescimento consecutivo. No acumulado do ano, a aceleração da receita nominal foi de 14,5%.

De acordo com o IBGE, das oito atividades que compõem o varejo, seis tiveram resultados positivos em dezembro, na comparação mensal. Os destaques ficam com o setor de Tecido, vestuário e calçados, com alta de 3,4% e com o de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, cuja variação positiva foi de 2,8%.

Em seguida vêm os setores de Livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%); de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (1,6%); Móveis e eletrodomésticos (1,4%) e o de Combustíveis e lubrificantes (1,1%).

As atividades com resultados negativos foram Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com queda de 0,3%, e o de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com variação negativa de 1%.

Em relação ao mesmo período de 2009, ressalta o IBGE, todas as atividades do varejo registraram resultados positivos. O resultado de maior destaque foi o do setor de Móveis e eletrodomésticos, com alta anual de 18,3% no volume de vendas.