Correio do Estado | 15 de fevereiro de 2011 - 05:30

Emissão de cheques sem fundos cai 14%

No primeiro mês deste ano o número de cheques devolvidos por falta de fundos em Mato Grosso do Sul diminuiu 14% em relação a dezembro de 2010, segundo mostram os dados do Banco Central do Brasil.

“Isso mostra que as pessoas estão controlando mais as finanças e, por outro lado, que o cheque está sendo cada vez menos usado como forma de pagamento, substituído pelos cartões de débito e crédito e sistema de crédito das próprias lojas”, avalia o presidente da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Ferreira de Araújo.

Prova disso é que, segundo os dados do Banco Central, o volume total de cheques trocados no Estado também caiu em 14%, de 1,6 milhão a 1,3 milhão, de dezembro último para o mês passado. Já o número dos que foram devolvidos por falta de fundos passou de 104,3 mil a 89,4 mil. Outro fator que precisa ser levado em conta é que dezembro é o mês de maior movimentação do ano, em função do Natal.

Ainda conforme o levantamento, o valor somado dos cheques sem fundos diminuiu 18%, de R$ 162,8 milhões a $ 133,4 milhões. Significa que o valor médio da folha devolvida foi de R$ 1.492,17 no mês de janeiro.