Folha de SP | 14 de fevereiro de 2011 - 13:15

Flamengo obtém liminar e impede entrega de taça ao São Paulo

Uma liminar conseguida pelo departamento jurídico do Flamengo na madrugada de segunda-feira impedirá a entrega da "Taça das Bolinhas" ao São Paulo, como foi anunciado na véspera pelo time paulista.

A Justiça determinou que enquanto a briga pelo título de 1987, entre Flamengo e Sport, não estiver resolvida, um terceiro, no caso o São Paulo, não pode ser beneficiado.

A decisão judicial foi tomada à favor do Flamengo, já que o clube fez uma solicitação, em abril de 2010, à CBF, pedindo uma reavaliação da decisão que decreta apenas o Sport como campeão brasileiro em 1987, e não obteve resposta até então.

Alegando ainda não ter sido notificado, o São Paulo se dirigu para a pela Caixa Econômica Fede­ral --dono do troféu-- para receber o mesmo.

POLÊMICA

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, irá receber na manhã desta segunda-feira a polêmi­ca "Taça das Bolinhas". O troféu foi criado em 1975 pela Caixa Econômica Fede­ral e seria entregue ao primeiro clube a conquistar três títulos brasileiros consecuti­vos ou cinco alternados.

O São Paulo reivindica a taça desde 2007, quando se sagrou campeão nacional pela quinta vez. O Flamengo, no entanto, sempre alegou que chegou ao pentacam­peonato antes, em 1992, por considerar a Copa União, em 1987, como título nacional.

Em abril, a CBF anunciou que o São Paulo tem o direi­to de ficar com o troféu. A entidade considera que o Sport é o campeão de 1987.

"Fomos notificados na sexta-feira. Já tivemos o cui­dado de conversar com o Flamengo e o Clube dos 13, nossos parceiros", disse o vi­ce-presidente de marketing são-paulino, Julio Casares.