Folha de SP | 11 de fevereiro de 2011 - 13:14

Helicóptero brasileiro parte para resgatar dois reféns das Farc

O helicóptero brasileiro Cougar partiu nesta sexta-feira da cidade colombiana de Florencia para o resgate de mais dois reféns das Farc (Forçar Armadas revolucionárias da Colômbia).

Nesta sexta-feira, serão libertados o vereador Armando Acuña e o marinheiro Henry Solórzano, depois que uma operação similar libertou há dois dias o vereador Marcos Vaquero, de San José del Guaviare, em selvas do sul do país.

A missão humanitária incluiu a ex-senadora Piedad Córdoba, mediadora das libertações, e membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Segundo Córdoba, a operação desta sexta-feira será mais longa, pois os reféns devem ser buscados em dois pontos diferentes da selva. A operação deve durar entre seis e sete horas.

Se esta segunda missão fora concluída com sucesso, no próximo domingo serão libertados o major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel.

As Farc anunciaram em 8 de dezembro a libertação incondicional dos cinco reféns, sequestrados entre 2007 e 2010, como "gesto de humanidade" a Córdoba --que foi destituída do cargo de senadora por supostas ligações com a guerrilha.

A operação esteve a ponto de ser cancelada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que indicou que quase desistiu do processo ao ter conhecimento de que as Farc sequestraram mais dois funcionários de uma multinacional no sudoeste do país.

O Brasil, que no começo de 2009 e no ano passado participou da entrega de outros reféns, aceitou servir como facilitador com os helicópteros e as tripulações depois que a guerrilha aceitou as garantias de segurança oferecidas pelo governo.