Veja | 11 de fevereiro de 2011 - 10:28

Emprego industrial fecha 2010 com maior crescimento desde 2002

O emprego na indústria brasileira encerrou o ano passado com expansão de 3,4%, revertendo a queda de 5,0% registrada em 2009, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES). A taxa acumulada em 12 meses, ao passar de 2,9% em novembro para 3,4% em dezembro, implicou a manutenção da trajetória ascendente iniciada no último mês de 2009. Com isso, o emprego industrial encerrou 2010 com a taxa mais elevada da série histórica.

Segundo o IBGE, o bom desempenho do emprego industrial é reflexo não só da recuperação gradual observada ao longo de todo o ano passado, mas também da baixa da base de comparação de 2009 – ano que concentrou a pior fase da crise financeira mundial e que levou o PIB brasileiro a recuar 0,6%.

Quando se observa apenas o indicador de dezembro, verificou-se uma elevação de 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior – ritmo ligeiramente superior ao registrado em novembro (3,1%), o que implicou a manutenção da sequência de resultados positivos iniciada em fevereiro.

Contudo, ao se analisar o dado mês a mês, houve recuo de 0,1% em dezembro ante novembro na série com ajuste sazonal. Foi a primeira queda após quatro meses de estabilidade.

No dado trimestral, o total do pessoal ocupado nos últimos três meses do ano superou em 3,6% à do quarto trimestre do ano anterior.

Regiões – Todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE registraram crescimento no emprego industrial em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O destaque foi São Paulo, que apresentou alta de 3,0% na ocupação industrial no período. No estado, houve aumentos expressivos no emprego industrial em meios de transporte (8,7%) e máquinas e equipamentos (7,5%). De acordo com o IBGE, estas atividades exerceram as maiores contribuições para o saldo positivo no mercado de trabalho na indústria paulista.

Outros destaques positivos de aumentos no emprego industrial de dezembro de 2010 ante o mesmo mês do ano anterior foram verificados na região Nordeste (3,4%), em Minas Gerais (3,9%), na região Norte e Centro-Oeste (4,6%), no Rio Grande do Sul (3,6%), em Santa Catarina (3,9%) e no Rio de Janeiro (4,4%). No período, o emprego industrial cresceu em 13 dos 18 segmentos pesquisados pelo IBGE.

No acumulado de 2010, o IBGE apurou uma alta no emprego industrial em todos os 14 locais pesquisados, na comparação com 2009. Isso é um "perfil generalizado de crescimento", na avaliação do instituto. Na análise por setores, o emprego industrial em 2010 cresceu em 13 dos 18 setores pesquisados pelo IBGE.