Globo Esporte | 10 de fevereiro de 2011 - 10:48

Santos perto de aprovar mandato de 3 anos para presidente

Os conselheiros do Santos deram um decisivo passo para a aprovar o novo estatuto social do clube. Em uma longa reunião que varou a madrugada desta quinta-feira, na Vila Belmiro, eles aprovaram cerca de 30 emendas ao parecer da Comissão de Estatuto, que farão parte da redação final do documento. No entanto, duas importantes mudanças já estão praticamente aprovadas, pois não foram objeto de emendas: o mandato de três anos para presidente (até então eram dois) e o fim das reeleições ininterruptas: o presidente só poderá ser reeleito uma vez.

Além disso, o Conselho Deliberativo também aprovou o Comitê de Gestão, um colegiado formado por sete diretores que irão tomar as principais decisões do clube. Os membros desse comitê serão escolhidos pelo presidente e o vice. Esse ponto é polêmico, pois alguns conselheiros temem que a figura do presidente perca força. Há até quem chame esse futuro grupo de gestão de “monstro de sete cabeças”.

Outro ponto importante que passou pelo crivo dos conselheiros é a questão das embaixadas santistas. Durante as eleições, o clube disponibilizará urnas em cidades onde o Peixe possui sócios: como São Paulo, por exemplo. Assim, os eleitores não precisarão ir até Santos para participar do pleito. É algo que o Internacional já faz.

O texto final do estatuto, com as emendas já aprovadas, será colocado em votação no Conselho no próximo dia 21. Em seguida, será submetido à Assembleia Geral para apreciação dos sócios.

Todas essas mudanças, caso sejam mesmo ratificadas pelos associados, já valerão para as eleições de dezembro.